TCC SEM DRAMA: O Melhor Curso Para Aprender a Escrever um TCC Com Qualidade

 

O TCC (trabalho de conclusão de curso) também conhecido como monografia, é um trabalho de nível acadêmico universitário. Ele é o último trabalho apresentado pelo estudante para obter o título tão sonhado.

Trata-se de uma pesquisa, rica em detalhes. Geralmente o título é escolhido pelo universitário sobre alguma temática que o motivou durante todo o percurso da graduação. A primeira dica antes de começar a elaborar o TCC é saber exatamente sobre o que você deseja falar.

Encontrar um tema que te motive a descobrir mais, é sempre algo gratificante na hora de elaborar e apresentar o TCC.

Por isso, não veja o que seria mais fácil falar e sim aquilo que faz você sentir curiosidades em descobrir mais e desenvolver o assunto, colaborando assim para a comunidade acadêmica.

Logo após definir qual tema você realizará a pesquisa, chegou o momento de entender quais são os passos de elaboração do mesmo. Para ajudar, criamos esse material com dicas bem bacanas de como começar e concluir seu TCC. Confira mais a seguir!

 

 

Elaborando a primeira parte do TCC: Elementos Pré-Textuais

O TCC se divide por partes, nesse primeiro momento você deve focar sua atenção nos Elementos Pré-Textuais, que são:

– Capa: contém o nome da instituição de ensino e logo mais abaixo o nome do aluno. No meio da folha, centralizado o título e logo abaixo o subtítulo do trabalho. Na parte inferior da página, deve ser colocado o local e o ano.

Veja exemplo da capa.

– Folha de rosto: Trata-se de uma página onde além de colocar o nome da instituição, nome do autor, título e subtítulo, deverá conter para quem está dirigido o trabalho assim como o nome do orientar, veja exemplo:

 

– Epígrafe: trata-se de uma citação feita por algum pensador ou teórico que o aluno goste e que tenha relacionamento com seu trabalho. O mesmo deve estar justificado na parte inferior esquerda da folha.

– Dedicatória: é opcional. Nessa parte você deve dedicar o trabalho a pessoas que não necessariamente te ajudaram a construí-lo. Pode ser mãe, pai, companheiro (a), amigos e etc.

– Agradecimentos: diferente da dedicatória, já que nesse espaço você deve citar nome daquelas pessoas ou instituições que te ajudaram. É uma forma de homenagear pessoas especiais que estiveram presentes com você em todo o percurso e que tornou o trabalho possível.

– Sumário

– Listas

– Resumo: trata-se de uma síntese de todo o trabalho. No resumo deve conter uma pequena introdução, objetivos, metodologias usadas, assim como referencias teóricas para a conclusão do trabalho. Mais abaixo deve conter as palavras chaves do trabalho. Tente nesse ponto responder essas 4 perguntas: o que? Porque? Como foi elaborado? Qual é a conclusão?

Aqui termina a primeira parte pré-textual de seu TCC. Vamos ao segundo passo!

 

Elaborando a segunda parte do TCC: Elementos Textuais

Os Elementos Textuais é a segunda parte de seu TCC. Essa é a parte da pesquisa e produção de conteúdo propriamente dita. Nessa segunda etapa, seu TCC deve conter:

– Introdução: é a parte introdutória do tema escolhido. É nessa parte que os leitores irão conhecer um pouco mais sobre o tema. Nele deve conter:

  • Tema – O assunto chave dessa pesquisa.
  • Problema – Trata-se de definir qual é problemática que será solucionada no seu trabalho.
  • Objetivos – qual é o objetivo geral de seu projeto, assim como os gerais. Use sempre verbos para explicar o que você quer fazer, tais como: Promover, identificar, aperfeiçoar e etc.
  • Justificativa – porque seu trabalho é relevante? Explique-o com dados coerentes.
  • Contextualização do espaço de pesquisa para situar o leitor.
  • Organização do Trabalho – Mostre como ele será dividido.

– Desenvolvimento: Chegou o momento de construir o conteúdo de pesquisa. Coletar dados, citar teóricos e referencias, etc.

– Conclusão: Depois de tanto mostrar evidencias e citações que ajudam a manter os fundamentos de sua pesquisa, chegou o momento de mostrar quais foram as conclusões obtidas com o projeto.

 

 

Elaborando a terceira parte do TCC: Elementos Pós-Textuais

Seu trabalho está a um passo de ser concluído, para isso, basta montar os Elementos Pós-Textuais de seu TCC. Para isso você deve incluir um:

  • Glossário;
  • Referências Bibliográficas;
  • Índices;
  • Anexos.

 

Antes de começar a escrever seu TCC é importante saber que o texto deve estar escrito e formatado segundo as regras da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Seu orientador pode te ajudar com materiais que explicam melhor como organizar seu trabalho de forma correta.

O orientador também faz parte de seu TCC e por isso, escolha com muita atenção. Lembre-se que ele de fato deve te orientar, e por isso, deve ser escolhido com muito cuidado. Escolha um professor de confiança e que você possui certo grau de intimidade, desse modo o trabalho será mais prazeroso e menos estressante.

Outra dica: mantenha a organização. Cada etapa do projeto deve ser feita com muito cuidado e carinho. Não tente fazer tudo de uma vez.

E por último, revise seu trabalho! Não esqueça de verificar se a escrita está correta, assim como a gramatica e concordância.

Essas foram nossas dicas de como elaborar um TCC corretamente! Se você acredita que ainda sente a necessidade de se aprofundar mais no tema, recomendamos o curso TCC sem Drama do professor Amilton Quintela.

Um curso completo que te ajuda a montar seu TCC realmente sem dramas e sacrifícios, vale muito a pena conferir o que o professor tem para te explicar de maneira tão fácil que você pode conseguir produzir seu TCC em poucos dias.  Gostou não perca tempo e acesse também a área do chat para tirar dúvidas diretamente com o professor!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *